É importante que experiências sejam sistematizadas e apresentadas ao público. E não é diferente quanto ao projeto Picadeiro da Cidadania, que promove ações educativas, artístico-culturais e de construção da cidadania com crianças e adolescentes de 7 a 18 anos de três comunidades em São Luís/MA. 

O projeto lançou a segunda edição da Revista, no dia 7/12, no Hotel Holiday Inn, às 16h40. A publicação apresenta as atividades implementadas durante os dois anos do Picadeiro (2011 e 2012), como as de incentivo à leitura nas brinquedotecas, residências e escolas; enfoca ainda o valor do esporte para construção da cidadania, a participação social de adolescentes, capacitação de gestores, entre outros temas. Foram valorizadas as produções das crianças como poesias, músicas, frases, depoimentos etc., além de relatos dos familiares. Acesse a Revista Picadeiro 2012 clicando aqui.

Com o mesmo propósito, foi feito um vídeo que narra um pouco do cotidiano das crianças nas comunidades e oportunidades de educação e lazer proporcionadas pelo projeto em lugares como o centro histórico, museus, parque aquático, entre outros. Para acessar o vídeo, clique aqui.

 

O Picadeiro é um exemplo prático do uso do lúdico para o desenvolvimento da criança e do adolescente e debateu a temática no seminário “A magia da criatividade na educação”, realizado no mesmo dia e local, com patrocínio da Petrobras.

Aplicar recursos lúdicos no dia a dia é um desafio é aplicá-las, principalmente para projetos sociais e escolas públicas, que geralmente tem limitação de recursos pedagógicos à disposição do educador. Para atender a esta demanda, o Professor Sassá – conhecido por desenvolver conteúdos editoriais para estimular a criatividade de educadores a partir de materiais recicláveis – foi convidado para realizar oficina prática. Ele é formado em arte educação e pós-graduado em psicopedagogia.

 

“Dei aulas de Educação Artística em São Paulo por muito tempo e percebi que através da atividade prática o aprendizado era mais eficaz, o que me estimulou a desenvolver uma série de atividades baseadas na prática por meio do personagem Professor Sassá, que existe há seis anos. Meu papel como educador não é só fazer revista ou programa de TV, mas envolve a contribuição social, laços afetivos, consciência ecológica, troca de experiências”, conta o Professor Sassá, que não revela o nome verdadeiro.

 

Houve também o painel “Ludicidade, arte na educação: desafios e possibilidades”, com a presença da professora universitária do Instituto Federal do Maranhão, Rose de Lima, que também é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão. A professora fala sobre soluções criativas como uma das formas de superar os desafios do processo educacional: “Criatividade é identificar as dificuldades e buscar soluções até resolver o problema”.

 

Participaram cerca de 50 educadores, entre representantes de organizações sociais e professores de escolas públicas dos polos de atuação do projeto Picadeiro: Cidade Olímpica, Vila Embratel e Liberdade. Veja mais fotos do evento clicando aqui.

 

“A educação não se faz só na escola, mas os lares também são lugares de se educar, construir o cidadão e os espaços de educação precisam buscar a cada dia utilizar a criatividade no ensino. O GACC-MA e o Picadeiro estão de parabéns!”, comemora o representante do CMDCA de São Luís, Deilson Botão.

 

Na ocasião, também foram expostas peças confeccionadas por crianças e adolescentes nas aulas de artes visuais.

 

Mais sobre o Picadeiro – Com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, o projeto Picadeiro da Cidadania atua nas comunidades Cidade Olímpica, Liberdade e Itaqui-Bacanga e conta com as parcerias da Pastoral do Menor da Área Itaqui-Bacanga e do Grupo Solidariedade é Vida, e é articulado pela Rede Amiga da Criança.

 

Seu objetivo principal é reduzir a situação de vulnerabilidade social a que estão expostas as crianças e adolescentes em função da sua realidade socioeconômica, limitadas oportunidades de educação e de acesso a bens culturais. As atividades do Picadeiro são realizadas, principalmente, em brinquedotecas e no Picadeiro Móvel, veículo que percorre os bairros realizando atividades socioculturais e educativas.