O conceito de negócios sociais alia as variáveis 'fazer dinheiro' e 'minimizar problemas sociais' em soluções inteligentes. Soluções conhecidas pelos alunos da Oficina de Empreendedorismo e Gestão, do Projeto Qualificar para Transformar, durante o Seminário Negócios Sociais, promovido pelo Sebrae-MA no dia 30/09, no Auditório Armando Gaspar, bairro Jaracaty, em São Luís-MA.

 

O evento contou com as palestras do representante do Sebrae nacional, Krishna Aun, da representante da Artemísia Negócios Sociais – SP, Daniella Dolme, da representante da Fundação Vale, Débora Ferreira, e do representante do Programa Vivenda – SP, Igliano Lima. Os alunos da Oficina de Empreendedorismo e Gestão pertencem ao polo do GACC-MA da Cidade Olímpica. O projeto Qualificar para Transformar é patrocinado pela Petrobras.

 

 

Para que um negócio seja caracterizado como social, precisa associar lucro e preocupação ambiental, ter participação das classes C, D e E (que podem entrar como público atendido, ou como dono, distribuidor ou fornecedor do negócio), resolver um problema social e incentivar o consumo sustentável e responsável.

 

Como exemplo, o representante do Sebrae nacional, Krishna Aun, citou a criação de uma creche no interior de São Paulo. Após visita para reconhecimento da situação econômica e social do lugar, foi constatado que as mães não podiam sair de casa para trabalhar para não deixar os filhos entrarem no tráfico de drogas, entre outras carências.

 

“Então, decidimos implantar uma creche a fim de que as mães tivessem disponibilidade para trabalhar tendo com quem deixar os filhos, além de empregar moradores como funcionários e incluir os agricultores da região como fornecedores do alimento distribuído às crianças”, explica Krishna.

 

A aluna da Oficina de Empreendedorismo Jaqueline Santos, 28 anos, destaca que o Seminário tem tudo a ver com seus planos profissionais. “Achei interessante porque quero montar um negócio. Como sou muito sensível à questão social e tenho filhos, isso me faz pensar em empreender algo que melhore a vida das pessoas”, compartilha Jaqueline.

 

O Programa Vivenda, que promove a reforma de casas populares para melhorar a qualidade de vida das pessoas, foi o que mais chamou a atenção do aluno Phelipe Araújo, 23. “Achei bacana porque o projeto traz alegria para as pessoas de baixa renda ao facilitar a reforma das suas casas. Algo que se dependesse da renda normal deles não poderia ser feito”, declara Phelipe.

 

Já o aluno Igor Santos, 21 anos, aponta o caso de sucesso da plataforma Geekie Games como inspirador por ser um aplicativo pensado para solucionar problemas sociais.

 

 

Grande público 

 

O Seminário de Negócios Sociais foi o evento local realizado pelo Sebrae com o maior público [228 pessoas]. Foi o que disse o representante do Sebrae nacional, Krishna Aun. O diretor técnico do Sebrae, José de Ribamar Silva Morais, anunciou que o grande público só aumenta a responsabilidade da instituição em continuar promovendo discussões e apoiando iniciativas na área.

 

Participaram do evento representantes de secretarias municipais, empresas locais, organizações não governamentais, associações comunitárias e profissionais de diversas áreas de atuação.